MEDF 15 Anos:Um olhar sobre a educação dos filhos de Ibicuitinga


A Escola E.E.F.M. Maria Edilce Dias Fernandes, está localizada na Rua Capitão Manoel Antonio, S/n com o telefone para contato (88) 3425 1000, distante 1.256m do centro da sede do município de Ibicuitinga, Estado Ceará.

A escola é tambem conhecida como “escola do alto”, por sua construção ter sido edificada em um terreno alto que possibilita uma visão panorâmica da cidade e comunidades vizinhas.

Tendo sido inaugurada no dia 07 de janeiro de 1994, com o nome de Escola Estadual Maria Edilce Dias Fernandes em homenagem a uma professora antiga da rede estadual e falecida na época. Porem sua criação só aconteceu mesmo,no dia 14 de julho de 1994, por lei Estadual Decreto nº. 23.301 para funcionar com o Ensino Fundamental. Posteriormente foi alterada pelo decreto nº. 24.706 de 11 de novembro de 1997 para funcionar também como Ensino Médio.
A construção desse estabelecimento veio atender a necessidade que os alunos e professores vinham enfrentando a bastante tempo. Visto que os professores antes da emancipação do município de Ibicuitinga em 1988, executavam suas atividades em escolas publicas municipais na cidade ate o momento em que questões internas da política partidária resultou na impossibilidade desse acesso. Daí em diante passou-se para denominação de Escola Reunida de Ibicuitinga, assim chamada por que os professores lecionavam em garagens, depósitos e outros espaços, devido a inexistência de um espaço próprio. Esse quadro perdurou por alguns anos até que a comunidade se conscientizou que fazia-se necessário um local apropriado e garantido por lei para que acontecesse uma educação de qualidade.
A escola desenvolve um papel de muita importância para sociedade, pois ela visa preparar não somente o aluno, mais um ser social, consciente de seu dever de cidadão, para viver em harmonia com os outros. Por isso, qualquer que seja problema reconhecido pela comunidade escolar, ela sempre implementa ações que representam e buscam os nosso valores, numa perspectiva de resgatar os nosso jovens do caminho no qual se perderam e vivem a vagar com sua auto-estima baixo.

DIREÇÃO:
Atualmente o escola tem em sua direção o Professor Max Well que com sua competencia e visão de trabalho vem cada vez mais ampliando os horizontes do saber para os educandos de Ibicuitinga. O mesmo foi eleito em eleição realizada no dia 18 de março de 2009, e conta em sua gestão com o apoio da ex diretora e atual coordenadora Maria Eunice Aves.
QUEM FEZ A HISTORIA

Sendo a historia toda ação humana, destacaremos aqui pessoas que no nosso ponto de vista fizeram acontecer, isto é, suas ações contribuíram e muito para o papel desenvolvido pela escola para a comunidade em geral.
Destacaremos aqui uma das antigas professoras da rede estadual do município, professora Rita Maia da Cunha, que participou do processo de construção da escola, enfrentou os tempos difíceis para exercer sua função de educadora, embora seja conhecida como ela própria fala; como uma professora exigente, esteve a frente da sala de aula durante 30 anos e a 5 se encontra exercendo a função de regente de multimeios na mesma escola sendo lotada como professora de Filosofia e Sociologia.

O professor Max Well Maia, outra figura marcante na história da educação, um jovem que já concorreu duas vezes ao cargo de diretor da escola e conseguiu o êxito nas duas administrações, mostrando um ótimo trabalho, sendo que também já esteve a frente da diretoria da CREDE 12, na cidade de Quixadá.

A escola por não dispor de merenda escolar, conta com a participação de vários vendedores ambulantes que trazem seus lanches para serem vendidos na escola na hora do intervalo, facilitando a vida dos educandos que teriam que deslocar – sem até a sede para obter o lanche, neste trabalho destacaremos a figura de Antonio do pastel que todos os dias exerce com alegria sua contribuição para com a educação.


O Ibicidade.com esteve conversando com a regente de Multimeios Sra. Elienice Rabelo que já atua a 11 anos na referida escola.

"MEDF 15 ANOS – CONSTRUINDO A CIDADANIA

A E.E.F.M. Maria Edilce Dias Fernandes Comemora no próximo dia 14 de julho seus 15 anos de existência.
Durante todos esses anos nós que fazemos um pouco parte da sua história a chamamos carinhosamente de “Família MEDF”e procuramos no dia-a-dia vencer os desafios e obstáculos que nos apresentam. Sabemos que não somos 100%, mas dentro das nossas possibilidades procuramos ofertar o que de melhor temos para com a nossa clientela.
Nossa missão é garantir a aprendizagem de qualidade e o sucesso do nosso aluno, como também sua permanência na escola.
Tendo o aluno como foco procuramos na nossa rotina escolar garantir também a construção da sua Cidadania e desenvolver melhor suas competências e habilidades, pois sabemos que a Aprendizagem é um processo o qual não podemos restringi-la somente a horas aula em sala de aula, mas sim com projetos e atividades com vista na otimização de um melhor desempenho.
Queremos portanto, parabenizar a todos os segmentos da Escola Maria Edilce pelos seus 15 anos de Existência e desejar que a cada dia possamos nos fortalecer e da continuidade na Construção da sua Cidadania.
(Elienice Rabelo - Regente de Multimeios)
As festividades dos 15 anos da Escola Maria Edilce acontecerão do dia 14 até o dia 31 de julho. Na abertura será realizado um culto de ação de graça e tambem uma missa e haverá dance abrindo as festividades.
No encerramento acontecerá uma gincana onde alunos irão mostrar o que sabem sobre a historia desta escola que vem educando jovens de Ibicuitinga para a cidadania.
Serviços:
Escola Maria Edilce Dias Fernandes
Telefone: 3425 1000
Email: emedfibi@emedfibi.seduc.ce.gov.br
Fonte de informações da Escola: Pesquisa na web
Agradecimentos: Diretor Max Well
Por: Adriano Silva - Ibicidade.com
Materia Postada no blog:Ibicidade.com dia 05/07/2009

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
bricadeira esa escola emuito boa gosto muito dela e detodos os profesores aescola esta di parabens

Postagens mais visitadas deste blog

Paulo Freire o Pai da Pedagogia

A Todos o que fazem a Escola Maria Edilce